aumentar as vendas
Criado em 23/05/2019 - Atualizado em 23/05/2019 - Tempo Estimado de leitura : 11 minutos
Vender mais é o objetivo de qualquer pessoa, independente do seu tamanho ou segmento. A equipe de marketing e vendas precisam andar na mesma sincronia para alcançar resultados satisfatórios, além de conversarem a mesma língua.
Um não deve andar na frente do outro, precisam andar juntos e se possível, de mãos dadas.
A maneira de se divulgar mudou muito. A mídia tradicional deu espaço para a Internet entrar com tudo e mudar a maneira como os clientes e consumidores interagem com uma marca, com um produto e um serviço.
O novo público não aceita mais interrupções, não aceita que invadam sua privacidade para oferecer descontos, promoções ou qualquer outro tipo de coisa.
As empresas precisam encontrar novas formas de unir as tradicionais técnicas de vendas com novas tendências digitais para facilitar o caminho para os vendedores entrarem em ação.
Existem algumas tendências que podem ajudar a sua equipe de vendas a fazer aquilo que eles sabem e estão preparados: fechar negócios.
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Usar a tecnologia para vender mais é uma decisão inteligente e prática. O seu negócio precisa se adaptar as novas maneiras de interação para abrir espaço para uma conversa “cara a cara”.
Algumas coisas simplesmente não mudam, como o bom e velho aperto de mão. Mas para conseguir uma reunião, o número de telefone da pessoa certa ou conseguir fazer um vídeo chamada importante, você precisa percorrer um longo caminho e mostrar para o seu cliente que você é tudo aquilo que ele estava precisando.
Vamos te apresentar algumas técnicas que podem fazer toda a diferença nas suas vendas.
1. Conteúdo audiovisual
Se você usa com frequência as redes sociais vai perceber que nos últimos tempos os vídeos começaram a se destacar muito mais que os textos e imagens.
Essa é uma tendência que vem crescendo e ganhando forças dentro e fora das redes sociais há anos.
O resultado disso tudo? Muitos conteúdos de todos os assuntos para entreter, cativar e vender produtos, serviços e até mesmo o próprio conteúdo.
Existem alguns fundamentos que você precisa levar em consideração para começar a produzir um conteúdo audiovisual de qualidade.
Produza um conteúdo curto, cativante e totalmente acessível
De um modo geral, produzir vídeos com conteúdo é uma excelente ideia e as pessoas estão apostando cada vez mais nisso.
É importante saber que vídeos amadores podem fazer sucesso por um tempo, mas se você quer “cair nas graças” do seu público, precisa produzir vídeos curtos, mas que sejam visualmente atraentes e eles precisam ser acessíveis, sem deixar de ser bem produzido.
Quando falamos vídeos curtos, não estamos falando em conteúdos com apenas um ou dois minutos. É pouco provável que as pessoas voltem para assistir seus vídeos no futuro.
Você deve produzir um conteúdo e pensar em seu roteiro, cenário e até mesmo no equipamento que vai usar.
Quando você torna o conteúdo atraente e bem produzido, o seu público não vai querer fechar a aba e partir para o próximo.
Seu vídeo precisa ser autêntico
As pessoas gostam de autenticidade, não gostam de nada repetido e que pode ser encontrado facilmente em outros lugares.
Já ouviu aquela frase: “nada se cria, tudo se copia”? Siga para o lado oposto!
Não tenha medo de usar sua criatividade para impactar seu público. Para isso, você precisa saber o que eles gostam, como eles gostam de ouvir, os assuntos e até onde você pode usar sua criatividade sem se tornar apelativo.
Incentive seus vendedores a gravarem os bastidores do seu negócio, alguma interação com o produto/serviço ou cliente, que fale sobre assuntos que o público queira ouvir e conhecer mais.
Quer uma dica?
Você não precisa sair investindo em equipamentos caros logo no início. Hoje em dia os smartphones são equipados com uma boa câmera, se você ver que os vídeos estão trazendo resultados, pode começar a investir.
Comece a fazer vídeos ao vivo
Sabe a famosa live? As redes sociais permitem que você faça um vídeo ao vivo a qualquer momento do seu dia e ainda pode disponibilizar o conteúdo na própria plataforma. Você pode usar o Facebook, Instagram e até mesmo o YouTube. Descubra qual ferramenta atende melhor a sua estratégia.
Existem ferramentas na web que se dedicam aos streamings ao vivo, como é o caso do Twitch.
Incentive sua equipe a tentar métodos diferentes e entrar nessa tendência. Os usuários curtem vídeos ao vivo pois sabem que eles não são editados, são mais “verdadeiros”.
Esse é um formato autêntico e muito atraente também.
2. Redes Sociais
Já adiantamos que o uso de redes sociais não é uma tendência e muito menos algo inovador. Mas a maneira como a sua equipe de vendas usa essas ferramentas, sim.
Mude a maneira como você usa as redes sociais. A sua empresa tem um perfil nas redes sociais? Então elas precisam estar sempre ativas e interagindo com as pessoas.
As redes sociais são um canal alternativo entre uma empresa e seus clientes e possíveis clientes. Você não precisa compartilhar conteúdos de gatinhos e cachorrinhos, mas pode atrair a atenção das pessoas de um jeito inteligente.
Com um perfil ativo, você envolve as pessoas, pode aumentar suas vendas e ainda fornecer valor para seus seguidores. Caso contrário, para que mantê-las ativas?
Crie conteúdos exclusivos para o seu canal, sua página, seu perfil
As pessoas já criaram todos os tipos de conteúdos para as redes sociais, principalmente empresas. Você precisa encontrar a sua própria linguagem e incentivar seus vendedores a produzirem conteúdos relevantes para os seus clientes.
Troque uma ideia com o pessoal de marketing, eles podem ajudar a sua equipe a interagir mais, criar conteúdos exclusivos e úteis para os seus clientes.
Envolva as pessoas de maneira orgânica
Pagar anúncios nas redes sociais é bom para trabalhar a marca, promover promoções e lançar produtos. Mas se você e sua equipe trabalharem para produzir bons conteúdos, vão conseguir envolver as pessoas de maneira orgânica e atrair mais seguidores.
O segredo para o sucesso? Simples: teste.
Ao experimentar diferentes maneiras de aumentar o envolvimento em suas postagens vocês vão encontrar o formato que traz mais resultados.
Com mais envolvimento os algoritmos vão ver que o seu conteúdo é relevante e isso significa mais exibições.
Faça parcerias com influenciadores digitais
Existem influenciadores com milhões de seguidores. Aproveite a popularidade deles para promover o seu negócio.
É importante que você encontre um influenciador que tenha o perfil do seu negócio.
Não adianta chamar uma pessoa que não tem nada a ver com o seu público, com os seus clientes. Ao invés de atrair, isso pode afastá-los e prejudicar as suas vendas.
A melhor parte dos influenciadores é a sua audiência. Uma audiência que os segue e confia neles. Meio caminho andado para fechar novos negócios e aumentar suas vendas.
3. Inteligência Artificial
Ainda não chegamos naquele período em que convivemos diariamente com robôs para todos os lados e temos um carro voador como transporte, mas, a inteligência artificial já pode te ajudar a aumentar suas vendas nos próximos anos.
A IA nunca vai substituir o calor humano, o aperto de mão, a conversa “cara a cara”, mas pode te ajudar a tornar os processos mais fáceis e muito mais rápidos.
Teste adaptativo
Você já ouviu falar em Testes A/B? Já pensou em usar uma ajudinha de uma IA para encontrar os melhores resultados?
Empresas como o Google permitem que você teste seu site, suas landings pages e encontre aquela que vai te trazer mais resultados.
Isso mesmo! Você cria páginas diferentes e deixa o algoritmo fazer a mágica dele. Descubra qual oferece mais resultados e qual modelo você deve deixar de fora.
Existem muitos testes desse tipo surgindo que vão deixar a sua vida mais fácil.
Analytics
Falando em Google, ele oferece uma plataforma chamada Google Analytics. Ela oferece informações valiosas que vão te ajudar a usar os pontos fortes do seu site e mostrar quais pontos precisam ser melhorados.
Além disso, você vai descobrir mais informações sobre o seu cliente, quais seus hábitos de navegação e como ele foi parar no site da sua empresa.
Você não precisa mais ficar caçando dados, basta definir como você quer visualizar o seu relatório e quais informações não podem ficar de fora.
Essas três dicas vão ajudar seus vendedores a irem além. Algumas técnicas de vendas não podem ficar de fora durante um atendimento e negociação, mas a internet pode transformar bons vendedores em verdadeiras máquinas de vendas.
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