Notícias

A importância do planejamento de Marketing Digital para aumentar as vendas

Criado em 08/08/2019 - Atualizado em 08/08/2019 - Tempo Estimado de leitura : 11 minutos

planejamento de marketing

Um dos maiores problemas dos empreendedores que possuem uma pequena empresa é enxergar o marketing digital como uma estratégia extremamente complexa, que depende de grandes recursos e investimentos para gerar bons resultados.

Se você pensa assim, cuidado: é possível que você esteja barrando seu próprio sucesso. A verdade é que o marketing não é tão complexo quanto se imagina.

O sucesso dessa estratégia não depende do tamanho do empreendimento, e sim de um planejamento de marketing bem estruturado.

O marketing é tão importante que deveria ser visto como um dos pilares que sustentam o negócio.

Afinal, é ele que vai conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas do seu empreendimento.

Quer quebrar essa barreira e obter resultados expressivos com o marketing digital? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

 

A importância de um bom planejamento de marketing

É praticamente impossível atingir ou impulsionar resultados sem investir um tempo na criação de um bom plano.

Para isso, é preciso analisar a empresa e o contexto na qual ela está inserida para poder definir seu posicionamento e seu relacionamento com os consumidores.

Dentro dessa análise, entra o entendimento de quais são as forças e as fraquezas da empresa e qual o contexto em que ela está inserida, percebendo que ele apresenta oportunidades e ameaças.

A partir disso, fica mais fácil definir seu posicionamento no mercado para construir sua presença online e se tornar referência perante seus consumidores, estreitando seu relacionamento com eles.

Se você realmente quer ver as vendas aumentarem e o número de clientes crescer, é necessário investir tempo na construção do seu planejamento de marketing e entender que não são só as grandes organizações que precisam disso.

É uma tarefa mais simples do que pensa, e, para te ajudar a entender como esse plano é estruturado, mostraremos quais são as perguntas fundamentais que devem ser feitas nessa análise e quais ferramentas devem ser utilizadas.

E não esqueça que o planejamento de marketing:

É para todos os negócios, seja ele grande ou pequeno

Sem clientes as empresas não existiriam. Para saber como atrair clientes para o seu negócio, você vai precisa de um bom planejamento de marketing. 

São raros os casos em que as pessoas simplesmente entram no site do seu negócio, ou em sua loja física, e compre algo contigo sem saber quem você é, o que você vende e por que ele deve escolher você e não seu concorrente.

Ajuda você a descobrir o que torna a sua empresa única

Construir uma marca é algo que exige pesquisa, timing e criatividade. Você precisa conhecer seus clientes, seus concorrentes e entender quais propostas te tornam único em um mundo de marcas "iguais" a você.

Se você não considerar criar um planejamento de marketing, pode ser difícil encontrar todas as respostas para suas perguntas.

É um documento estratégico para o seu negócio

O planejamento de marketing vai ajudar você e todos os seus gestores a focarem no crescimento do seu negócio. O processo permite que diversos fatores sejam analisados para que o sucesso seja conquistado.

 

As 5 perguntas fundamentais para seu plano

Antes de qualquer resposta, é a qualidade das suas perguntas que vai impulsionar sua empresa.

Se deseja atingir resultados, precisa se questionar:

Onde sua empresa está?

Esse deve ser um momento de análise interna profunda das forças e fraquezas da empresa, as estratégias que já foram utilizadas e seus resultados e, por fim, a capacidade de implementação de novas estratégias.

Aonde sua empresa quer chegar?

Sem objetivos definidos, fica difícil obter resultados.

Se você quer aumentar o seu lucro, por exemplo, precisa pensar primeiramente se quer vender para seus atuais clientes ou se prefere conquistar novos.

Talvez você pode estar se perguntando que diferença isso faz.

Acredite: isso vai direcionar todas suas ações futuras.

Questões como essas afetam diretamente as metas que você deve traçar, porque elas precisam ser precisas, mensuráveis e, o mais importante, ter prazos definidos.

Como sua empresa pretende chegar lá?

Antes de pensar em quais mídias você pretende investir, é preciso estar atento aos fundamentos do marketing presentes na sigla STP, que significa, em uma tradução livre, segmentação, alvo e posicionamento.

Entenda melhor:

Segmentação

Você já ouviu falar em "pegar uma fatia do mercado"? Basicamente, segmento é isso.

Dentro do enorme mercado de lojas de roupas varejistas, por exemplo, existem as segmentações de roupas femininas, masculinas, infantis e assim por diante.

Saber qual é sua fatia vai te trazer mais clareza no momento de pensar nas estratégias.

Alvo

Você sabe quem é seu público? Caso ele ainda não esteja claro, invista em pesquisas a fim de detalhá-lo, que podem ser feitas por meio de questionários online.

Posicionamento

O que vai te posicionar de forma diferenciada na mente dos consumidores? Nessa etapa entra parte daquela análise inicial de pontos fortes do seu negócio.

Percebeu como tudo se conecta e fica mais simples? Essa é a magia por trás de um planejamento de marketing estruturado: a ideia é facilitar a vida de quem o faz.

Qual caminho sua empresa vai seguir?

Enfim chegou o momento de definir as estratégias e mídias que você vai usar.

Existem inúmeros meios de se comunicar e atingir seu público, mas vale ressaltar aqui a importância de conhecê-lo muito bem.

Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais do momento para gerar resultados.

Entenda onde se encontra seu público e esteja lá com conteúdo de qualidade preparado para ele.

Redes sociais

Entre tantas opções de redes sociais, as mais interessantes, por terem uma grande quantidade de pessoas, são o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Mas elas são apenas algumas das inúmeras que existem e que podem ser úteis, dependendo de sua estratégia.

Quer saber um pouco mais sobre segredos do gigante facebook? Veja então nosso e-book O algoritmo do Facebook EdgeRank, e descubra alguns dos seus segredos.

E-mail

Na hora de planejar o relacionamento com seus clientes por meio do e-mail, crie algo de valor para oferecer a eles em troca dos seus contatos.

Você não quer ser mais um e-mail perdido na caixa de SPAM!

Blog

Acredite: não existe forma melhor de conquistar um cliente do que um bom conteúdo que resolva seus problemas ou tire suas dúvidas!

Como saber se sua empresa chegou ao destino desejado?

Suas ações precisam ser mensuradas.

Sem métricas, é praticamente impossível saber se você alcançou de fato os resultados ou se chegou bem perto.

Com números para serem atingidos, é mais simples saber o que deu certo, o que pode ser melhorado ou simplesmente mudado por completo.

 

As ferramentas mais importantes para um planejamento de marketing

Existem inúmeras ferramentas no mercado que podem auxiliar o aumento das vendas da sua empresa.

Vamos dividi-las em três grandes grupos: as ferramentas para desenvolvimento de campanhas, para a construção de relacionamentos e para criação de conteúdo.

Campanhas

Quando se pensa em estratégias no ambiente online, logo nos lembramos das campanhas de anúncios, seja por meio dos links patrocinados do Google Ads ou com publicações patrocinadas do Facebook Ads.

Essas campanhas envolvem investimento, mas, como possuem poderosos recursos de segmentação, o retorno sobre esse investimento é alto.

Além disso, com elas é possível formar uma infinidade de dados que auxiliarão na construção das próximas campanhas, que serão ainda mais certeiras.

Relacionamentos

O sucesso do seu negócio depende de como e com que frequência você se relaciona com seus potenciais clientes.

A linguagem deve ser coerente e a mensagem consistente para que você consiga se posicionar na mente do seu público.

Para que isso aconteça, existe o e-mail.

Você consegue esse contato do seu público por meio de uma ótima página de captura com um material muito bem feito para resolver um problema específico do consumidor.

Em troca, ele lhe dará seu e-mail.

Conteúdos

O que atrai o público é conteúdo, e nada melhor que um blog para compartilhá-lo.

Saber planejar um bom calendário editorial para que os conteúdos cheguem no momento certo para seu público é o que fará toda a diferença.

Mas, para que seus resultados sejam impulsionados busque estudar e aplicar táticas de SEO, a otimização para mecanismos de busca.

Como consequência, isso impulsionará diretamente seu site.

Com todas essas informações bem organizadas, planejar a estratégia de marketing da sua empresa se torna bem mais simples.

Você já entendeu como criar um planejamento de marketing digital, que tal continuar aprendendo sobre outras estratégias que podem aumentar as suas vendas?

Então deixe o seu comentário e compartilha com a gente!

COMENTE