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Estratégias para impulsionar

produtividade nas vendas

23/05/2019
produtividade nas vendas

Existem todos os tipos de práticas para facilitar a vida dos vendedores na hora de executarem uma tarefa. Apesar de todas as ferramentas, princípios e dicas, trabalhar com vendas pode se tornar complicado ao longo dos anos e na medida que as expectativas vão aumentando, principalmente quando os resultados positivos deixam de aparecer.

Para continuar em constate progresso e manter o interesse do seu consumidor é preciso estudar novas alternativas e analisar a sua própria performance para descobrir o que pode ser aperfeiçoado.

O resultado dessa análise é que muitos vendedores percebem que os processos de vendas estão cada vez mais complexos e isso está afetando diretamente a produtividade nas vendas.

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O que é produtividade de vendas?

 

Apesar de toda a comodidade e praticidade de encontrar informações sobre vendas na internet, a complexidade de vender está ficando cada vez mais alta. Isso pode afetar de maneira negativa a produtividade de um vendedor.

Manter o alto padrão e qualidade de vendas tem se tornado um desafio gigantesco, por isso é necessário bolar um plano para manter as metas sempre em dia.

Confira algumas estratégias que vão te ajudar a ser eficiente nas vendas e se for gestor, a manter o alto padrão de performance da sua equipe:

1. Fornecer continuamente um treinamento de vendas

2. Implementar playbooks de vendas

3. Estruture melhor suas reuniões

4. Centralize todas as suas informações em uma única ferramenta

 

1. Forneça continuamente um treinamento de vendas

 

Independente se você está estruturando uma nova equipe ou já tem uma montada em sua empresa, invista na qualificação do seu pessoal de maneira constante.

Para que as vendas sejam produtivas você deve começar criando bons hábitos que devem ser seguidos.

Obter conhecimento para aperfeiçoar um atendimento é tarefa sim de uma empresa e também dos próprios vendedores. Ambas as partes são culpadas quando a produtividade de vendas está baixa e as metas não são alcançadas.

É necessário que os vendedores vão além do “one-and-done”, ou seja, tentar uma abordagem após outra quando não conseguem alcançar resultados imediatos. Isso não funciona.

Após um treinamento tenha certeza que muitos vendedores vão esquecer das informações compartilhadas. Isso mostra a necessidade de que os treinamentos aconteçam com frequência, em espaços de tempo curtos.

O ambiente das vendas muda e os vendedores precisam estar preparados. Seja para discutir sobre práticas de vendas, personas, produtos, serviços, materiais de apoio, abordagens.

Sua equipe precisa se manter atualizada.

 

2. Implementar playbooks de vendas

 

O playbook de vendas (sales playbook) nada mais é que um guia de vendas, composto por todas as informações de padronização do processo de vendas do negócio.

Não existem regras para montar um playbook, ele é um documento que ajuda os profissionais de vendas a reduzirem tempo e energia para criar os próximos passos que devem ser seguidos para converter o prospect e fechar negócio.

Cada empresa possui o seu próprio modelo de playbook, mas você seguir cinco passos para criar o seu próprio manual de vendas:

  • Primeira etapa: defina qual a metodologia de vendas do seu negócio
  • Segunda etapa: mapeie seus processos de vendas e o adeque com os processos de compra do seu comprador
  • Terceira etapa: crie jogadas definidas, para que o vendedor saiba quais medidas tomar em casos específicos, até mesmo em situações raras
  • Quarta etapa: crie personagens e situações que exigem que o vendedor volte e aproveite os conhecimentos do manual
  • Quinta etapa: facilite o conteúdo para que o vendedor encontre aquilo que ele precisa facilmente

Otimizar o tempo gasto para criar estratégias vai alavancar a produtividade de uma equipe de vendas.

Pense em manter uma equipe de inteligência em vendas para focar nas estratégias separada da sua equipe de vendas. Enquanto um grupo pensa, outros executam com maestria.

O trabalho fica mais otimizado e todos podem contribuir com ideias e métodos diferentes para que o playbook se transforme em um verdadeiro guia de vendas interno.

 

3. Estruture melhor suas reuniões

 

Existe uma grande diferença entre fazer reuniões exaustivas desnecessárias e reunir a equipe de vendas para acompanhar pautas que vão contribuir para que toda a equipe alcance o sucesso.

Uma reunião é sempre bem-vinda, mas devem ser moderadas para não serem cansativas e consumirem um tempo que é precioso para atender ao cliente e prospect.

Quer começar uma dinâmica diferente de reunião com seus vendedores? Então:

  • Faça um planejamento e defina um objetivo e tópicos que devem ser abordados
  • Diminua o tempo de reuniões e converse com cada vendedor individualmente
  • Defina reuniões semanais para tratar de assuntos rápidos como análise de resultados e definição de novas estratégias
  • Defina as reuniões mensais para apresentar resultados, ajustar tópicos desalinhados do funil de vendas e projetar os resultados do próximo mês

Dessa maneira as reuniões ficam mais produtivas e muito mais simplificadas.

 

4. Centralize todas as suas informações em uma única ferramenta

 

Um vendedor acaba recorrendo a muitas ferramentas para manter-se produtivo, atender clientes, gerenciar relacionamentos, reuniões e muito mais.

Isso significa que além de atender seus clientes, os profissionais de vendas precisam administrar dezenas de ferramentas e isso acaba matando aos poucos a produtividade de vendas.

A solução é centralizar o máximo possível de tarefas em um único sistema. Você pode fazer isso com a ajuda de um CRM.

O CRM pode oferecer para os vendedores um sistema que armazena, atualiza e rastreia todas as informações referente as negociações de possíveis clientes e prospects.

Um jeito moderno de permitir que os profissionais tenham acesso a tudo que está acontecendo em qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo.

Na medida que os processos das vendas forem aumentando e ficando complexos, essas estratégias permitem que qualquer desafio seja superado.

Tudo o que os vendedores precisam é de suporte, investimento e confiança para realizar todos os processos e conversar com o cliente sem medo.

Essas estratégias trazem mais flexibilidade e podem mudar a qualquer momento. É importante lembrar que novas propostas podem e devem surgir para facilitar e aumentar a produtividade de um profissional ou toda uma equipe de vendas sempre.

Curtiu o conteúdo? Então deixe o seu comentário e compartilhe quais estratégias te ajudam a melhorar a sua produtividade em vendas!

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